Foto: Divulgação Susepe
A atividade aconteceu na quarta-feira (30)
A Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) realizou na quarta-feira (29), na sede da instituição, uma atividade alusiva ao Novembro Azul para 16 apenados que integram o Projeto de Multiplicadores em Saúde na unidade prisional, no intuito de ampliação do acesso à informação e incentivo às ações de promoção, prevenção e proteção da saúde, bem como sensibilização quanto aos temas inerentes à saúde do homem.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Projeto dos Multiplicadores em Saúde consiste na vinculação de apenados, por meio de ligas laborais, a rotinas e fluxos relacionados às demandas de saúde individuais e coletivas das respectivas galerias de vivência. Iniciativas como essa estão previstas no cronograma de ações de educação permanente em saúde desenvolvidas na unidade e serão estendidas a outros grupos como forma de garantia do direito à saúde e cidadania no cumprimento da pena.
Organizada pelo setor técnico e pela Equipe de Atenção Primária da Unidade Básica de Saúde Prisional (EAPP), a iniciativa abordou temas relacionados à saúde do homem (tratamento e prevenção), infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e câncer de próstata.
Participaram da atividade o diretor da casa prisional da PESM, Jader Gonçalves, a EAPP, a enfermeira Julia Bresolin, a técnica superior penitenciária nutricionista Marlise Soares e a técnica superior penitenciária psicóloga Graziela Saccol; e, da equipe técnica, a técnica superior penitenciária terapeuta ocupacional Mircele Massire.